PT
FUNDAÇÃO E OS PRIMEIROS ANOS (2010-2011)
Nascido em 2010, MOON(in)MOTION é um desafio lançado por Paulo Santos e Rui Miguel, ambos amigos de longa data.
No bolso, Rui Miguel, trazia algumas e simples melodias – gravadas em casa – as quais Paulo Santos se prontificou a transformar.
Após comporem em menos de seis meses, cerca de 7 temas, em março de 2011 a banda decidiu formal e oficialmente apelidar-se de MOON(in)MOTION, como referência a todas as horas noturnas gastas a escrever, compor e criar música e numa alusão ao cinema, às suas origens, especialmente a obra de Eadweard Muybridge, irmãos Lumiére e a George Méliès.
O LANÇAMENTO DE ‘THE SILENT ROOM’ (2011 – 2012)
Em apenas alguns meses após a sua fundação, a banda já havia composto e gravado um set de 16 músicas e uma cover da música “BROKEN WINGS”, um original da banda Mr. Mister lançado em 1985 como single do álbum “Welcome to the Real World”, o segundo da banda Norte-Americana. A 1 de Julho 2011, Lua Nova, os MOON(in)MOTION lançam um Advanced Preview composto por 7 temas de ‘the silent room’, o primeiro álbum da banda, lançamento que seria materializado a 31 de Outubro de 2011, com o lançamento oficial do LP composto por 11 temas e nova masterização.
Seguiu-se a estreia da banda ao vivo no último terço de 2011 e ao longo de 2012 com a banda a realizar diversos showcases e espetáculos ao vivo em lojas FNAC, cineteatros e auditórios de todo o país.
O EP ‘INSIDE MATTER’ (2012- 2013 )
Depois de vários eventos ao vivo onde a receção a ‘the silent room’ foi muito positiva, na segunda metade de 2012 a banda voltou ao estúdio para gravar mais 5 temas. A 29 de Outubro de 2012, Lua Nova, é lançado o EP ‘Inside Matter’.
Na primeira metade de 2013 a banda grava o seu primeiro videoclip oficial para o tema ‘TOUCH’, produzido pela 2 Many Notes, com participação do ator Jorge Loureiro e realizado por Rui Gonçalves Rufino.
O REGRESSO À INTIMIDADE (2014-2019)
Após mais uma série de atuações ao vivo a banda regressa a ‘the silent room’ para gravar o segundo videoclip desta vez para o tema ‘FOOTSTEPS’ onde procura homenagear F.W. Murnau e o filme Nosferatu.
Entretanto, a banda decidiu retomar a composição e já no último terço de 2014 recuperar as suas origens, efetuando uma pausa da produção ao vivo e em estúdio até final de 2019, sem nunca deixar de compor neste período.
#SKETCHESFROMAPART E O ARRANQUE DA PRODUÇÃO DO NOVO ÁLBUM (2020 – 2021)
Em 2020, MOON(in)MOTION regressam aos lançamentos, desta vez online lançando um conjunto de ideias soltas e composições avulsas denominado #SKETCHESFROMAPART que a banda gravou à distância e em que ambos os elementos contribuíram na composição sobrepondo elementos soltos e avulsos recolhidos e registados em cada uma das suas casas.
O primeiro desses registos foi lançado a 21 de Abril de 2020 sob o nome ‘[THERE WILL BE NO MORE SHADOWS WHEN THE NIGHT FALLS DOWN ON US]’ no Canal Youtube e Redes Sociais da banda.
Levantadas as restrições provocadas pela pandemia, já na segunda metade de 2020 e no decurso do ano de 2021 a banda começa a trabalhar nas gravações daquele que seria o seu segundo álbum.
Ainda em 2021, e como forma de assinalar os 35 anos após o acidente nuclear de Chernobyl, a 26 de Abril, a banda lança o tema “XE-135”
LANÇAMENTO DE ‘PETROLEUM’ (2022 – Presente)
A 28 de Julho de 2022, os MOON(in)MOTION anunciam nas Redes Sociais o lançamento do novo álbum e regressam a estúdio para completar as gravações.
A 8 de Novembro de 2022 é lançado aquele que é o segundo LP da banda, ‘Petroleum’, um trabalho composto por 8 temas e que reúne ainda participações especiais de Márcio Alfama (NO!ON, Dead Men Talking, Vanished Into Nowhere), Martha Rocha (Invicta Big Band, Sensual Theme Show) e Hugo Moreira (Unfolded Vision, Y?, In Solitude).
Para a 1ª metade de 2023 a banda prevê o regresso aos concertos ao vivo para apresentação do novo trabalho, revisitar temas do passado e revelar novos temas para o futuro.